Wild Oat – A Bússola



Em 1934, Edward Bach fez um diagrama dos florais por ele descobertos, com Wild Oat no centro. Julian Barnard, em seu livro Forma e Função, questiona: Terá sido colocado Wild Oat no centro para indicar que direção deve ser tomada?

Tudo leva a pensar que a resposta seja afirmativa. Até encontrar Wild Oat havia estabelecido diferenças com base em estados emocionais individuais. Por exemplo: Gorse para os desesperançados, Clematis para os sonhadores, Impatiens para os impacientes. Aqui ele encontrou uma essência mais abrangente para ser usada em casos que não respondem a outras essências quando a pessoa se encontra perdida no que diz respeito à sua missão de vida. Trata-se de ajudar aqueles que querem deixar sua marca no mundo, que ambicionam fazer algo valoroso, porém carecem de firmeza, de propósito e de vontade focada. É também para aqueles que chegaram a uma encruzilhada na vida e estão inseguros sobre o que fazer.

Para entender o remédio, extraído das flores, é interessante saber algo mais sobre a planta que as abriga e que as produz. Este gestual ajuda a entender e a perceber a sintonia entre tudo o que a natureza produz e a acreditar em algo a serviço do equilíbrio e da harmonia.
A planta é encontrada em toda Grã-Bretanha e em muitos lugares da Europa. Cresce na borda dos caminhos e em veredas, nas margens dos bosques mais úmidos. Cresce solitária ou em pequenos grupos. Prefere lugares de sombra. No entanto, paradoxalmente, cresce para o alto, com suas ramas largas pendendo em flor. É como se ela se esticasse para espiar de cima o terreno à sua frente, para observar seu entorno e orientar-se adequadamente. Estica-se e busca no alto seu objetivo de vida, como aqueles que necessitam da essência de suas flores. Os que necessitam de Wild Oat costumam ter, também, vários interesses, que não chegam à concretização, embora costumem ter ideais elevados.

As raízes são pouco profundas o que indica pouca ligação com o inconsciente e, carência de energia. De fato, as pessoas que necessitam de Wild Oat ficam esgotadas, pois não conseguem firmar-se em seus objetivos ou não conseguem manter-se neles.

Talos são delgados e ocos e se movem de acordo com o vento o que remete a uma personalidade plena de dúvidas e bastante influenciada pelos outros. O elemento ar remete a pessoas dispersas em relação à sua missão de vida.

Os pelos ou penugens são profusos e indicam grande sensibilidade em relação ao externo o que se percebe facilmente ao observarmos alguém que necessita deste floral. Há dificuldade de elaborar e priorizar, pois são afetados por outras opiniões e mentes.

As flores pendem de espigas pequenas e não se abrem totalmente, assim Wild Oat não é um remédio fácil de preparar e talvez isto aponte para o fato de que pessoas que necessitam desse floral tenham dificuldades de assumir compromissos na vida.

Em seu potencial positivo Wild Oat ajuda, como uma bússola, a redescobrir que caminho devemos seguir, utilizando nossos talentos e nossas habilidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário