As essências de Bach e os Animais



As essências de Bach têm sido utilizadas em animais de todos os tipos desde a criação dos florais. Ele mesmo tratava seu cachorro com elas, assim como Nora Weeks sua colaboradora cuidava dos vários gatos que pertenciam a ela.

Se você conhece bem o animal você estará mais capacitado a verificar suas pequenas particularidades, sua conduta e seu temperamento em geral. Saberá se é tímido e inseguro ou impetuoso e confiante. Saberá se é um líder ou um seguidor. Perceberá se é orgulhoso e distante ou possessivo e apegado. Notará se é arredio, insociável e irritadiço. É a percepção da natureza animal que o conduzirá na escolha correta do floral ou dos florais.

Pessoas gostam de generalizar sobre animais. Ainda que as generalizações variem, os animais, como as pessoas, são uma mistura de coisas. Cada animal é diferente, com sua personalidade individual e uma visão individual do mundo. Quando nos aproximamos e olhamos o modo como se sentem e o modo como agem podemos ver nossos próprios padrões de personalidade espelhados neles. Os gatilhos para as emoções podem ser diferentes – animais e gente reagem por diferentes coisas – e podemos expressar nossa reação de diferentes maneiras. Mas o que nos mobiliza são as mesmas emoções: medo, ciúmes, impaciência, intolerância.

De certo modo é mais fácil ajudar animais com os florais do que pessoas. Animais usualmente não carregam uma bagagem emocional como a maioria de nós. Uma vez que os florais corretos tenham sido identificados podem trabalhar rapidamente para resolver a situação. Animais necessitam interagir com outros animais e com as pessoas. Eles têm com a vida a mesma ligação que nós temos, apenas não podem falar e expressar-se através de palavras. Devemos ter empatia e perceber que tipo de emoção sentem.

Na média o comportamento normal dos humanos e dos animais difere em várias maneiras sutis. O que pode ser razoável para algumas espécies, em suas necessidades e evolução, pode não ser razoável para outras, por exemplo, os cachorros usam o nariz para “ver”, os morcegos o eco para localização, etc...

Devemos, portanto, estar atentos para as diferenças fundamentais entre nós e outros animais e entre diferentes espécies de animais se quisermos ter sucesso na escolha do floral.

Para toda diferença existente entre as coisas vivas também existem similaridades básicas. Compartilhamos órgãos, estrutura básica de vida, reprodução e morte.

Também compartilhamos emoções.

Concluindo, precisamos apenas observá-los e desenvolver em nós esta capacidade de observação e, se apenas um animal melhorar a sua qualidade de vida como resultado de nossos esforços, então tudo valeu a pena.

Referências: Bach Flower Remedies for Animals – Stefan Ball & Judy Howard, Emotional Healing for Cats – Stefan Ball & Judy Howard, Emotional Healing for Horses & Ponies – Stefan Ball, Heather Simpson & Judy Howard.

Nenhum comentário:

Postar um comentário