Florais de Bach e os animais



O trabalho do Dr. Bach tem sido usado para ajudar animais de todos os tipos e tamanhos desde a criação dos florais. Bach tinha um cachorro – um spaniel chamado Lulu – a quem ministrava florais de tempos em tempos. Sua colega e sucessora Nora Weeks, tinha vários gatos e, a todos eles também foram dados florais quando precisaram.

Quando você lê as indicações dos florais, nota que alguns deles descrevem traços da personalidade – as características que tornam as pessoas e os animais individuais como eles são.

Quando selecionar florais para um animal é também importante, embora nem sempre tão fácil, identificar o floral tipo correto. Se você conhece bem o animal você estará mais capacitado a verificar suas pequenas particularidades pessoais, sua conduta e temperamento geral. Saberá se é tímido e incerto ou impetuoso e confiante. Saberá se é um líder ou um seguidor, orgulhoso e distante ou possessivo e apegado. É a natureza animal, somada nestes termos, que o conduzirá na escolha correta do floral tipo ou florais.
Os animais são como as pessoas? Alguns acreditam que sim. Infelizmente as coisas não são tão simples. Por mais próximos que estejamos dos animais cada espécie tem uma evolução diferente. Na média o comportamento normal dos humanos e dos animais difere de várias maneiras sutis. O que pode ser razoável para algumas espécies, em suas necessidades e evolução, pode não ser razoável para outras, por exemplo, os cachorros usam o nariz para “ver”, os morcegos o eco para localização e assim por diante.

Devemos, portanto, estar atentos para as diferenças fundamentais entre nós e outros animais e entre diferentes espécies de animais se quisermos ter sucesso na escolha do floral. Uma maneira de fazer isso é dedicarmos um pouco de tempo à personalidade básica das espécies com as quais estamos lidando.

Os mesmos fatores – comportamento social ou falta deste, presa ou predador, e habitat natural – podem ser analisados para todo tipo de espécie para fornecer uma descrição geral do comportamento médio dos animais levando-se em conta sua especificidade.

Este método não resolverá o problema de entendimento da mente do animal, mas pelo menos apontará em sua direção. Do mesmo modo que temos que ter em mente as diferenças entre espécies, também temos que nos resguardar para não irmos longe demais e fazermos das diferenças uma desculpa para falta de empatia. Para toda diferença existente entre as coisas vivas também existem similaridades básicas. Compartilhamos órgãos, estrutura básica de vida, morte e reprodução. Também compartilhamos emoções.
Não precisamos acreditar que os animais tenham personalidade ou tenham alma para darmos os florais. O fato é que, se a pessoa que está dando os florais acredita ou não, os florais funcionam.

Por vários anos a medicina tradicional tratava o corpo físico isoladamente, ou seja, trabalhando somente com os sintomas físicos. A metáfora usada era a de que o corpo trabalhava como uma máquina mecânica.

Atualmente a visão do nosso mundo leva a uma medicina complementar – medicina holística que trata o ser humano como um todo.

Devido aos florais poderem ser usados juntamente com outros tratamentos eles são realmente complementares, mais do que remédios alternativos. Isto significa que você pode usar o tratamento ortodoxo e o floral para qualquer problema do animal, pois enquanto um cuida do físico o outro cuida dos desequilíbrios da personalidade e das emoções.

Muitas vezes as pessoas querem ir mais longe e tentam tratar os sintomas físicos. Isto é um erro e mostra uma falta de entendimento das bases do sistema de cura. Deve-se deixar o diagnóstico e o tratamento das condições físicas com um profissional qualificado para isto, no caso de animais - o veterinário.

Como exemplo, aqui vai um floral e sua aplicação: Agrimony - Animais confiantes na sorte. Eles gostarão que riam de suas graças, e serão sensitivos a argumentos ou a qualquer sentimento ruim na família. Se você é angustiado, seu companheiro Agrimony também será angustiado. Mas ao invés de parecer desalentado ou choroso por atenção fará todo tipo de brincadeira para chamar sua atenção e desviá-la do objeto de suas tristezas tentando fazê-lo feliz novamente.

Fonte: Bach Flower Remedies for Animals – Stefan Ball and Judy Howard.

Nenhum comentário:

Postar um comentário