Aos que controlam e são controlados



O Doutor Edward Bach dizia que só seremos livres quando pudermos libertar; só estaremos livres quando dermos liberdade a todo ser humano e a tudo que estiver ao nosso redor. Ele dizia que se fizermos isto seremos ricos de amor e de bens. No entanto, quão difícil é promover a própria libertação e permitir que o outro se liberte. Muitas vezes somos aqueles que de tão exigentes e perfeccionistas seguem regimes alimentares exaustivos. Quem não conhece alguém que vai a festas e não se permite comer um salgadinho sequer tomar refrigerante e pode chegar ao cúmulo de levar duas cenouras e a certa altura mastigá-las, com ar de estar cumprindo algum ritual? Muitas vezes somos também aqueles que seguem exercícios à exaustão. Quem não conhece aquele que caminha de segunda a domingo, chova ou faça sol, faz diariamente uma hora de ginástica e jamais, jamais se permite relaxar? O que dizer então daqueles que são excessivamente apegados e que amam com posse. Quem não conhece mães que mantêm os filhos debaixo de suas asas e que não quer que partam jamais? Quem não conhece mães que ficam doentes toda vez que seus filhos tentam sair de casa?

E aqueles que querem a todo custo convencer os outros de suas ideias e que atropelam com seu excesso de euforia todos à sua volta? Quem não conhece um tipo assim tentando vender sua ideia a qualquer preço?  Há aqueles, também, que não tentam convencer, mas que esperam e exigem obediência absoluta e que por vezes são extremamente cruéis com os outros. Quem não conhece um chefe ditador e inflexível? Bem e o que dizer daqueles que acham que estão sempre certos e que só veem da vida o lado negativo? Aquele marido que chega em casa e estando ela impecavelmente limpa, percebe apenas que na comida está faltando sal?

Todos estes exemplos dizem respeito ao Grupo dos Controladores, terminologia usada para classificar os florais de Bach. É evidente que os exemplos aqui utilizados se referem a estados negativos em que as pessoas não permitem sua própria libertação ou a libertação do outro, ou ambas as coisas já que o emperrar o outro acaba por nos emperrar também. Importante é ressaltar que pertencer ao grupo dos controladores não precisa trazer uma carga negativa. O potencial positivo Rock Water traz a capacidade de manter altos ideais através de uma mente flexível; o potencial positivo Chicory faz pessoas capazes de cuidar de seus semelhantes sem nada esperar em troca, o potencial positivo Vervain permite que alguém convença através da luz da sabedoria; o potencial Vine gera os bons líderes e o positivo no Beech traz a capacidade de compaixão e de harmonia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário