Onde cabe a nossa tristeza?



A palavra tristeza pode significar muitas coisas. A mágoa é uma forma de tristeza, assim também o é a ausência de alegria, a melancolia, o desalento, a consternação, o abatimento, a depressão. Quando digo que alguém está triste isto não quer dizer muita coisa. Afinal de contas de que tipo de tristeza estaremos tratando? É preciso saber direitinho do que se está falando para indicar o floral adequado. Vamos tratar de alguns deles:

A mágoa é um tipo de tristeza que leva o sujeito a culpar os outros pelas suas mazelas. É de domínio dos ressentidos e amargurados. Daqueles que não se permitem ver que são participantes nas suas relações afetivas. É sempre fulano ou beltrano que os fizeram sofrer. Recomendo Willow para trazer alegria, fé, otimismo e principalmente responsabilidade sobre sua própria estória. Este floral ajuda a vítima a transformar-se em colaboradora do próprio processo de crescimento.

A depressão cíclica ou melancolia é uma forma grave de tristeza. Pode prejudicar seriamente as pessoas na medida em que as retira da vida, prostrando-as. Vem sem aparente motivo e espalha seu cinza sobre as cabeças. Desaparece como veio, mas permanece em latência, retornando a seu bel prazer. Recomendo Mustard para alegria e serenidade e para restabelecer a sensação de que a vida é boa de ser vivida.

Desespero e angústia extrema também nos mergulham em tristeza, aquela que nos leva a acreditar que estamos nos limites de nossas forças, embora continuemos a lutar. O floral indicado para suportar situações terríveis, porém, acreditando em mudanças é o Sweet Chestnut.

Desânimo e Desesperança também podem ser enquadrados na categoria dos sentimentos que trazem tristeza. Os florais de Bach utilizados são o Gentian para o desânimo e a falta de fé e o Gorse para um grau maior de desânimo e desesperança. Nos dois casos, trata-se de um sofrimento por causa conhecida, ao contrário de Mustard que se abate sobre nós sem nenhuma razão aparente.

Outra forma de tristeza é a culpa, que nos desalenta e rouba nosso prazer de viver. Aqui não culpamos os outros, como em Willow, e sim a nós mesmos. Sentimo-nos responsáveis por todos os erros cometidos. O floral Pine deve ser indicado para que responsabilidades sejam colocadas sob a ótica adequada e para que nossos erros sejam considerados como oportunidades de aprendizado.

Há, também, a apatia que pode ser confundida com a tristeza, mas na verdade é um estado, como o próprio nome diz, de ausência de sensibilidade e falta de energia. Neste caso pode ser indicado o floral Wild Rose que promove um maior interesse pelas coisas da vida e vitalidade para vivê-las. Lembrar que a apatia normalmente não incomoda a pessoa que a ostenta, porém, incomoda e muito, aqueles que a cercam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário