Florais de Bach e os Animais



Nora Weeks escreveu em 1968 que muitas pessoas perceberam que os Remédios Florais eram benéficos para os animais por que apresentavam o mesmo temperamento que os seres humanos. Que tinham medo, pânico, que se sentiam nervosos, raivosos; que podiam ser desatentos, impacientes, que podiam gostar de solidão ou gostar de companhia.

Segundo eles cada gato, cada cachorro, cada animal teria individualidades, características e personalidade própria. Assim, prescrever as essências retiradas das flores lhes seria extremamente benéfico.

De fato, animais recebem muito bem o tratamento com florais. Mas, não é difícil perceber como são nossos animais? Não, não é difícil. Na verdade, é mais fácil identificar características neles do que nos seres humanos. É que animais não fingem, não fazem de conta, não fazem esforço para mostrar que são o que não são. Animais são autênticos. Animais são menos complexos. Isto não quer dizer que não vamos necessitar de boa capacidade de observação. Cães com medo, por razão não aparente, podem necessitar de Aspen, essência para medos desconhecidos. Percebo tal estado através dos olhos do animal que revelam medo, como se vissem fantasmas ou vissem coisas que nós não vemos. Se o animal demonstra medo por algo conhecido, por exemplo, outro animal, ou alguém estranho que entrou na casa, devo fazer uso de Mimulus, que é a essência para os que têm medo de coisas conhecidas.

E assim observo os bichinhos. Um cachorrinho sofreu uma cirurgia traumática? Star of Bethlehem nele. Serve para traumas. O gatinho está muito ansioso, pois a dona não volta para casa? Que tal dar Red Chestnut que serve para aqueles muito preocupados com quem amam?

Que tal começar a olhar para seus animaizinhos de estimação? Olhar o modo como se comportam em determinadas situações. Perceber se têm uma tendência específica desde muito pequeninos. Aproveitem para analisar se não se parecem com vocês, se não imitam vocês. Não valerá à pena, quem sabe, tratar dono e bichinho?

Nenhum comentário:

Postar um comentário