Você sofre de ansiedade?



Tenho observado nos atendimentos o uso de duas palavras para nomear dois estados emocionais que mais atingem os que me procuram: depressão e ansiedade. Todo mundo sofre de depressão ou de ansiedade ou das duas coisas alternadamente. Em outra ocasião já expliquei as diversas maneiras de entender o que se costuma chamar de depressão, segundo o ponto de vista de quem indica florais de Bach.

Hoje, quero me estender sobre a ansiedade. Do latim anxiètas que significa desassossego, inquietação entra como luva em nossas aflitivas mãos modernas. Todos se queixam dela e procuram algo que possa minimizar seus efeitos tão deletérios. Floral ajuda? Ajuda, com certeza. É importantíssimo, porém que seja determinado o tipo de ansiedade de que estamos falando.

É, sim. Há vários tipos de ansiedade. Tratando-se de um desejo impaciente de que as coisas aconteçam na hora em que achamos que devem acontecer, acompanhado de uma necessidade de atropelar as coisas a essência indicada será Impatiens. Se for uma falta de tranquilidade imensa ocasionada por medo de algo que conhecemos, mas que sai do âmbito de um medo comum e que tememos que nos aniquile, podemos fazer uso do Rock Rose. Se for a sensação de algo que está para acontecer e que não definimos o que seja, algo indeterminado e impreciso, diante do qual nos sentimos indefesos, é bom lançar mão do Aspen (floral para os medos desconhecidos).

Pode acontecer também de estarmos extremamente ansiosos por não saber decidir entre as situações que se apresentam em nossas vidas. Isso pode dizer respeito à dificuldade de escolher entre dois objetos que queremos comprar ou entre pessoas que devemos escolher para nos acompanhar a algum lugar, tratando-se sempre de um grau relativamente elevado de indecisão que pode se converter em muita ansiedade. Nesse caso recomendamos Scleranthus.

Agora pensem em alguém profundamente apegado a uma ideia. Ideia essa que quer difundir a qualquer custo. Essa pessoa vai se utilizar de toda sua energia para convencer as pessoas de que ela está certa e de que aquilo que considera correto vai ser muito bom para os outros. Resultado: ansiedade. E das grandes! Aqui vamos recomendar Vervain.

Querem mais ansiedade? Que tal falta de confiança na pessoa amada, ou no amigo mais chegado? Que tal a sensação de extremo mal-estar por não saber se pode confiar? Acompanhada naturalmente por uma boa dose de raiva e uma vontade, que logo se torna realidade, de mandar os implicados para aquele lugar. Esse é um Holly em desequilíbrio. Ansioso!

Podemos parar por aqui. Há outros florais a indicar para outras emoções em desequilíbrio. Pois vocês já devem ter percebido que não há florais para ansiedade. A ansiedade é causada pelas mais variadas emoções e é para as emoções que devemos lançar nossos olhos. Para que sejamos cada vez menos vítimas dos sofrimentos, mais conhecedoras do que provoca nossas ansiedades e mais responsáveis por nossas transformações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário