Florais de Bach – Grupo do Medo



Algumas considerações

O cenário é o de um terreno úmido e pantanoso onde as águas correm claras e límpidas. Mimulus (Mimulus Guttatus), delicada planta, de cujas flores é preparada uma das essências do Grupo do Medo, se agrada dessa paisagem. Suas flores são pequenas e delicadas de um amarelo brilhante. Seus talos golpeados por correntes de água, pelo vento e pela chuva muitas vezes caem sobre a superfície da água em busca de apoio, elevando as flores sobre a superfície.

As flores recolhidas, se mantém vivas por mais de uma semana, quando imersas em um recipiente com água. Ao observar Mimulus percebemos que tem características opostas: delicadeza e fragilidade, firmeza e determinação. Em desequilíbrio as duas primeiras qualidades podem levar ao medo das coisas do mundo, porém como se move com valentia, a julgar como cresce a planta e como sobrevive a condições inóspitas podemos pensar na qualidade oposta que é a da coragem.

A árvore tem uma beleza que não é percebida. Suas folhas tremem à mais leve brisa. Suas flores têm delicados pelos cinzas. Se encostamos em seu tronco podemos senti-la tremulante. Muito aponta para o nebuloso, para o mistério. Seu nome é Aspen (Populus Tremula). Seu gestual fala de medos desconhecidos, mas fala também de uma rede de energia percebida em seu tronco, que começa a enrugar-se a partir do solo e do odor de bálsamo exalado quando a essência se faz pelo método da fervura, contatos com a realidade e com o percebido pelos sentidos.

Red Chestnut (Aesculus Carnea) foi escolhida para fazer parte do Grupo do Medo a partir de uma experiência sofrida pelo próprio Bach. Conta-se que ele estava trabalhando no jardim em Mount Vernon quando se cortou profundamente e o que lhe chamou a atenção não foi seu estado, mas o das outras pessoas preocupadas com ele. Sentiu que o medo e a ansiedade dos outros é que piorava as situações. Alguns dias depois, ele descobriu as flores de Red Chestnut, fortemente coloridas, das quais ele extraiu o remédio para aqueles extremamente preocupados com os entes queridos.

A árvore de Cherry Plum (Prunus Cerasifera) é um espetáculo à parte. No começo da primavera flores de um branco intenso, agrupadas sobre ramos negros o que aponts para sua natureza dual e perturbadora. A floração de Cherry Plum é brilhante e exuberante o que gera uma essência para temperamentos fortes e impetuosos, para pessoas que temem perder controle e fazer mal aos outros.

Rock Rose (Helianthemum nummularium) possui flores de cinco pétalas, frágeis, delicadas, com aparência de seda dobrada ou de papel amassado. Duram apenas um dia. Então as pétalas caem. A essência é para pessoas que entram em pânico, para medos exagerados, um profundo medo da vida, escondido e difícil de ser reconhecido. Em desequilíbrio é como se fôssemos mesmo amassados como papel fino e jogados ao léu, em equilíbrio e, isto pode ser entendido pelo gestual das flores douradas refletidas pelo sol, trazendo coragem e bravura para seguir em frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário