A Liderança e a Criança



Muitos pais se orgulham quando seus filhos, na escola, são apontados como líderes. A liderança é uma qualidade apreciada, porém deve ser utilizada com cuidado. É importante observar esta tendência nas crianças. Desde muito cedo é possível detectar se o menino ou a menina são líderes natos. Há aqueles que são bons no falar e sabem convencer os amiguinhos de suas ideias. Através da conversa conseguem tudo. E é um tal de ver as outras crianças sentadas ouvindo, ouvindo e acreditando no que o já bom de lábia tem a dizer. E o tal falador provavelmente vai ser um defensor de seus pequenos companheiros. Vai incitá-los a defender seus brinquedos e vai partir para a briga, se necessário for, na defesa dos mais fracos. Tais crianças são muito entusiasmadas e hiperativas e procuram realizar as coisas a que se propõem. Então, qual é o problema? Parece que está tudo certo, não é? Quem é que não quer um filho justo e batalhador e de boas ideias e inspirador de boas ideias?  A questão é: como dirigir tal criaturinha para que ele não caia em desequilíbrio? Observando-o, é claro. E instruindo-o para que respeite as ideias dos outros, para que aceite as limitações dos outros, para que perceba se querem mesmo que ele se intrometa em suas vidas. Importante, também é que ele saiba como utilizar suas próprias ideias, para que isso não se transforme em fanatismo. É importante também observar horários de descanso para esta criança, já que ela terá sempre um ritmo mais acelerado. Esportes adequados são muito bem-vindos, sobretudo os que ativem a parte inferior do corpo, já que a superior é muito solicitada.  Exercícios de respiração e meditação também dão muito resultado e devem ser lentos e pausados. Há livros de meditação para crianças, porém podemos utilizar músicas de conteúdo positivo, harmônicas, ou mesmo orações pequenas e inspiradoras, durante poucos minutos, para que aprendam os benefícios do silêncio, ou seja, a percepção precoce de si mesmos. O floral Vervain é indicado para este tipo de personalidade e as crianças podem beneficiar-se dele em qualquer idade. Pode ser colocado em meio copo d’água (10 gotinhas) e oferecido durante o dia, até a água acabar. Afora isso podem ser ministradas 4 gotas debaixo da língua, 4 vezes ao dia.

Vamos lá para outro tipo de liderança. Há crianças que possuem uma autoridade natural. Não têm a mínima necessidade de explicar nada e, sim de fazer como acham que deve ser feito, já que realmente sabem o que fazer em momentos difíceis. Eles também terão um grupo sobre seu comando, não para convencê-los ou defendê-los, mas para ditar-lhes ordens. Terão força natural e presença de espírito inatas. Esses são os líderes que geralmente chegam ao poder. Por isso é de vital importância observar as crianças detentoras de tal personalidade. É que elas podem tornar-se cruéis. Os pais não vão gostar nem um pouco se forem chamados na escola e informados pela professora que “seus anjinhos” puxam os cabelos dos colegas ou os derrubam na saída das aulas, quando são contrariados. Não é preciso desesperar-se. Apenas fiquem de olho nesses “querubins”.  É preciso dar-lhes limites. Conduzi-los com mão firme.  Útil é contar estórias com bons exemplos de liderança. Apresentar-lhes os líderes da história que souberam governar com bondade e sabedoria. Dirigir sua ambição natural para causas que visem o bem-estar social. Observar se não estão exercendo sua crueldade sobre outras crianças, especialmente as mais gentis e dóceis. Assim como no caso acima, a meditação é importante e o esporte bem dirigido, também. Nesse caso cabe o floral Vine que deve ser utilizado da mesma forma apontada acima, para o Vervain.

Tendências podem ser bem aproveitadas ou não. Nas crianças elas são observadas de forma clara e limpa uma vez que ainda não tenham sido contaminadas pela hipocrisia e pela dissimulação. É por isso que é de nossa responsabilidade observar os futuros homens e desenvolver neles qualidades positivas. No caso de pequenos com tendências para a liderança, a responsabilidade aumenta. Depende de nós, diz a música de Ivan Lins, “se esse mundo ainda tem jeito, apesar do que o homem tem feito, se a vida sobreviverá”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário