O Verbo no Presente



Verbo indica ação, não é? Pelo menos assim diz o dicionário. Em princípio é. Ação no passado, ação no presente, ação no futuro. No entanto o que funciona gramaticalmente, nem sempre funciona de fato. Alguém que vive no fiz, no consegui, no fui, no gostei é Pretérito Perfeito, e embora Perfeito, como o próprio nome indica, está lá no aconteceu e já terminou, não serve no agora, só pra contar a estória.

Alguém que gostava, vivia, fazia, bebia, admirava, está no Pretérito Imperfeito, nem é perfeito, nem terminou, fica acontecendo naquele tempo onde a pessoa estava. Alguém que viverá, será, conseguirá, alcançará, está no domínio de algo que está por vir, pode ser ou não objeto de acontecimento. O pior de todos é aquele que queria, seria, entenderia, gostaria. Está em um Futuro que na verdade é passado e, portanto, não acontecerá, nem aconteceu, está dependurado!

Bom mesmo é verbo no presente. Verbo que vai a luta no já. No princípio, dizem, era o verbo, a sabedoria divina, criadora de todas as coisas. Ao comando de faça-se isso, faça-se aquilo tudo se fazia. No tempo presente. A sabedoria divina não cabia no tempo do antes nem no tempo do depois. Sem titubeios o verbo agia.

Viver no presente é garantia de liberdade. Escolho não ser mais escravo de meu passado. Escolho não culpar os pretéritos perfeitos ou imperfeitos. Escolho não ser mais escravo de meu futuro e viver no será e talvez no quem sabe. Escolho fugir do Futuro do Pretérito tão frustrante e incerto.  Assim posso recomeçar. Estou livre para fazer diferente. Para colocar minhas ideias em ação, pois não estarão mais atreladas ao que me aconteceu ou ao que poderá me acontecer. Posso ouvir a voz interior que me fala do que preciso fazer para sentir-me inteiro e único. Acesso com certeza minha individualidade. Eu quero, eu faço, eu consigo. Eu penso, eu existo, eu ajo. Eu trabalho, eu escrevo. Eu sou capaz. Eu olho para o mundo e o mundo me olha. Eu sou responsável pelo que me acontece, hoje. Só por hoje eu escolho estar bem e viver bem comigo e com os outros. Eu escolho, hoje. E tudo fica mais fácil. Escolho uma porção de coisas e construo minha vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário