Deusas na Meia Idade: Decadência ou Plenitude



“No momento em que se nasce já se começa a morrer.” Cassiano Ricardo, grande escritor e poeta disse isso. É verdade. E começa, também, a envelhecer. De sorte que deveríamos estar melhor preparados, tanto para morrer, quanto para envelhecer. Não estamos.

Sobre morrer não quero falar aqui. Sim, sobre envelhecer. Sobre a Meia Idade. Sobre esses tempos em que ficarmos velhas é algo por demais temido. O fato é que não podemos escapar disso. E o que fazer?

Primeiramente lançar nossos olhos para o passado, não para querer resgatá-lo, mas para observar que nossa vida tem fases. Já fomos crianças, adolescentes, adultos.

Em que fase estamos agora?  Seja ela qual for, devemos honrá-la. Cada fase tem seu tempo e sua importância.  Toda fase é uma transição em que nos sentimos perdidos entre dois mundos. Mas é preciso atravessar e honrar o novo estado de ser. Os nativos fazem isso com muita propriedade. Tanto a menarca quanto a menopausa são honrados. Na menopausa, dizem eles, passamos para a fase da mulher-sábia.

Deixamos de ser o que éramos? Não! Apenas atentamos para o que nossa alma realmente pede. Atentamos para o que realmente somos. Entrar em contato com arquétipos das Deusas pode nos ajudar muito. Deusas, segundo Jean Shinoda Bolen, terapeuta junguiana, são forças poderosas e invisíveis que modelam nosso comportamento e influenciam nossas emoções.

Muitas delas estiveram presentes em nossas vidas nas diferentes fases pelas quais passamos. Fomos Demeter, a mãe. Afrodite, a amante. Atena, a racional, Artemis, a justiceira, Hera, a esposa, Héstia, a espiritualizada. Fomos um pouco de cada, mas havia sempre a Deusa com quem mais nos identificávamos.

Agora é hora de acessar as Deusas quando nos encaminhamos para um novo momento nossas vidas: o da sabedoria.

É hora de entender que as modificações físicas, as rugas, a flacidez, o corpo que já não é tão jovem não significam decadência. Nada contra querer melhorar aparência, preservar energia, porém é importantíssimo entrar em contato com nós mesmas para perceber que devemos nos tornar conscientes de quem somos agora. Só assim, atingiremos a plenitude.
Aqui fica o convite para entrarmos em contato com as Deusas e seus aspectos. Encontros em que visitaremos Hera, Héstia, Athena, Artemis, Afrodite e Demeter e Perséfone- Deusas do Panteão Grego-, em um trabalho que envolve teoria e prática através de exercícios.

Programa:

Apresentação das Deusas e suas características. Avaliação dos arquétipos que nos representaram ou representam.

Athena e Artemis – Teoria e exercícios baseados na atuação das Deusas na meia-idade.

Hera e Afrodite – Teoria e exercícios baseados na atuação das Deusas na meia-idade.

Demeter e Perséfone - Teoria e exercícios baseados na atuação das Deusas na meia-idade.

Héstia - Teoria e exercícios baseados na atuação das Deusas na meia-idade.
Avaliação dos conceitos e encerramento.

Datas: Sábados das 9h30 às 17h30.

Fevereiro: 9, 16 e 23
Março: 2 e 9.

-0-0-0-

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES DOS WORKSHOPS E CURSO:

Número de Vagas oferecidas para qualquer curso – 12 vagas.

As pessoas interessadas deverão entrar em contato por telefone ou enviar e-mail com as informações a seguir: Workshop/Curso pretendido, nome completo, telefone e cidade onde residem, para:

marizahrfruiz@gmail.com ou (16) 3621 8407 / 99992 6596


A inscrição, para quaisquer dos workshops e cursos oferecidos, deve ser feita antecipadamente e tem um valor mínimo de R$80,00 (reserva de vaga), que é deduzido do valor total do curso.

Local do Treinamento – Rua Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 255 – Ribeirão Preto / SP.

Facilitadora: Educadora em Florais de Bach com formação pelo Instituto Bach da Inglaterra; Educadora em Valores Humanos – Instituto Sry Sathya Sai de Educação do Brasil; Doula (acompanhamento de gestantes com florais de Bach); Coordenadora de Políticas de Treinamentos em Recursos Humanos no IPESP; Graduada pela Universidade de São Paulo (FFCL SP) em Línguas Neolatinas – Português, Francês e Italiano; Escritora e Poetisa; Rosacruz; Praticante e estudiosa da Psicofilosofia Huna; Mestre Reiki. Experiência de 18 anos no atendimento com a Terapia de Florais de Bach.


Nenhum comentário:

Postar um comentário